A equipe liderada por Dominique Perrault Architecture venceu um concurso internacional para reimaginar e reabilitar a área da Esplanada-Coupole no Campus da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça. O projeto inclui a construção de um novo edifício e a ampliação da Coupole, além de melhorias nos espaços públicos. A intervenção reutiliza o antigo estacionamento subterrâneo da Esplanada, aproveitando sua localização central no campus para criar uma nova topografia que integra as novas edificações ao denso tecido do campus. O projeto deverá ser construído entre 2025 e 2028.
O objetivo do concurso é expandir a capacidade das salas de aula para acomodar o crescente número de estudantes da EPFL. Onze escritórios de arquitetura apresentaram propostas, das quais o comitê de seleção final escolheu o projeto "Double Deck", desenvolvido pelo grupo liderado por Dominique Perrault Architecture. A intervenção adiciona várias salas de aula, cada uma com 200 a 500 assentos, integradas à estrutura do antigo estacionamento, mas adaptando sua topografia para acomodar as novas funções e oferecer amplos espaços verdes e públicos para os alunos.
A altura do novo edifício é apenas ligeiramente superior à Esplanada existente, com a sua cobertura coberta de vegetação expandindo-se para sul. As ciclovias e passarelas para pedestres conectam as partes norte e sul do campus, melhorando a circulação geral e ajudando os alunos a chegar facilmente às novas salas de aula e áreas de trabalho. Os espaços dentro do edifício Couple existente também serão atualizados, mantendo a capacidade atual de assentos para os alunos durante as obras de reforma previstas para durar até três anos.
Artigo Relacionado
Dominique Perrault projeta Vila Olímpica e Paraolímpica para os jogos de Paris 2024"Não se trata de construir um edifício e depois outro, mas de um grande conjunto arquitetônico que tenha coerência urbana e dê um novo coração a EPFL." - Dominique Perrault
A proposta de Perrault foi apreciada por equilibrar as muitas restrições do local, sendo que muitos de seus edifícios circundantes datam da época em que o campus foi construído. A intervenção demonstra respeito pelas estruturas tombadas e evita obscurecer as vistas da Esplanada, ao mesmo tempo que proporciona um corredor de fácil circulação. Os materiais do estacionamento demolido também serão reutilizados para minimizar a pegada de carbono das obras.
"A estratégia arquitetônica que desenvolvemos para essas estruturas envolve a reutilização e transformação da infraestrutura existente do campus. Para dar vida, ou uma nova vida, a esses edifícios, planejamos acrescentar um segundo nível, juntamente com mais espaços verdes. O estacionamento se tornará o nível inferior com salas de palestras, e a área acima dele se tornará o nível superior com um grande jardim e lugar de encontro. Daí o nome do nosso projeto: Double Deck. Daremos um novo propósito aos espaços subterrâneos, estabeleceremos uma nova topografia e juntaremos diferentes composições arquitetônicas para criar uma paisagem urbana coerente e um núcleo vivo bem no coração do campus de Lausanne." - Dominique Perrault
Recentemente, a Dominique Perrault Architecture concluiu o New Mechanics Hall - ME Building, também parte do histórico plano diretor da EPFL em Lausanne. O escritório também venceu um concurso internacional para projetar um novo sistema de cobertura retrátil para a quadra de tênis Suzanne Lenglen, em Paris, e, antes disso, a Dominique Perrault Architecture foi escolhida para transformar e reviver o patrimônio industrial do distrito de Hangang, em Handan, na China.